terça-feira, 29 de novembro de 2011

CHRISTMAS TREE

A tradição da Árvore de Natal é mais antiga que o próprio Natal.
Os romanos enfeitavam árvores em honra de Saturno, deus da agricultura. Os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casa, como símbolo de triunfo da vida sobre a morte. Nas culturas célticas, os druidas tinham o costume de decorar velhos carvalhos com maças douradas para festividades também celebradas na mesma época do ano.
Segundo a tradição, S. Bonifácio, no século VII, pregava na Turíngia, uma região da Alemanha, e usava o perfil triangular dos abetos com símbolo da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, o carvalho, até então considerado como símbolo divino, foi substituído pelo triangular abeto.
Na Europa Central, no século XII, penduravam-se árvores com o ápice para baixo em resultado da mesma simbologia triangular da Santíssima Trindade.
A primeira referência a uma “Árvore de Natal” surgiu no século XVI e foi nesta altura que ela se vulgarizou na Europa Central, há notícias de árvores de Natal na Lituânia em 1510.
Diz-se que foi Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante, que após um passeio, pela floresta no Inverno, numa noite de céu limpo e de estrelas brilhantes trouxe essa imagem à família sob a forma de Árvore de Natal, com uma estrela brilhante no topo e decorada com velas, isto porque para ele o céu devia ter estado assim no dia do nascimento do Menino Jesus.
O costume começou a enraizar-se. Na Alemanha, as famílias decoravam as suas árvores com frutos, doces e flores de papel. As flores vermelhas representavam o conhecimento e as brancas representavam a inocência.
Esta tradição espalhou-se por toda a Europa e chegou aos EUA aquando da guerra da independência pelas mãos dos soldados alemães. A tradição não se consolidou uniformemente dada a divergência de povos e culturas. Em 1856, a Casa Branca foi enfeitada com uma Árvore de Natal e a tradição mantém-se desde 1923.
Como o uso da Árvore de Natal tem origem pagã, esta predomina nos países nórdicos e no mundo anglo-saxónico. Nos países católicos, como Portugal, a tradição da Árvore de Natal foi surgindo pouco a pouco ao lado dos já tradicionais presépios, que durante muito tempo foram a única decoração de Natal.
De acordo com a tradição católica, a Árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de Novembro, correspondendo ao início do período advento. A sua montagem deve ser feita aos poucos, intensificando-se a partir do dia 17 de Dezembro, momento em que a bíblia começa a falar do nascimento de Jesus. No dia de Reis, 6 de Janeiro, deve ser desmontada.
Deixamos variadíssimos estilos de decorações de Árvores de Natal.













Até breve!

Rita Guimarães

HOME DETAILS
Porque os detalhes contam...

Sem comentários:

Enviar um comentário