quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PRESÉPIO

A palavra “Presépio” significa "um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria, S. José, uma vaca e um jumento. Por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os Presépios são expostos não só em Igrejas mas também em casas particulares e até mesmo em muitos locais públicos. A característica mais importante de um Presépio, e a que mais facilmente permite distingui-lo das restantes representações da Natividade, é a sua mobilidade, o Presépio é modificável, neste com as mesmas peças pode recriar-se os diferentes episódios que marcam a época natalícia.
De entre os Presépios mais conhecidos, é de salientar os napolitanos. Surgiram no séc. XVIII, com uma qualidade extraordinária nas suas figuras. Os Reis Magos eram vestidos com sedas ricamente bordadas e usavam jóias muito trabalhadas.
Em Portugal foram feitos alguns dos mais belos Presépios de todo o mundo, sendo de destacar os realizados pelos escultores e barristas Machado de Castro e António Ferreira, no séc. XVIII.
Actualmente, o costume de fazer o Presépio, tanto em locais públicos como particulares, ainda se mantém em muitos dos países europeus. No entanto, com o surgimento da árvore de Natal, os Presépios, cada vez mais, ocupam um lugar secundário nas tradições natalícias.
Deixamos algumas imagens de Presépios.


Até breve!
Rita Guimarães
HOME DETAILS
Porque os detalhes contam...

1 comentário:

  1. Cá em casa o presépio é fundamental nesta época =)
    Obrigada pela informação aqui deixada!

    ResponderEliminar